O Ministério da Saúde divulgou que 22% das cidades brasileiras estão em risco para surto de dengue, zika e chikungunya. Na Paraíba, são estimadas 54 municípios nessa situação, segundo estudo que avaliou índice de infestação do Aedes aegypti. Os dados foram coletados pelo Ministério da Saúde em 2018.
Confira a lista das cidades do Médio Piranhas com índice de risco:
Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Condado, Lagoa, Riacho dos Cavalos, São Bento e São Domingos.
O LIRAa (Levantamento Rápido de Índices por Aedes aegypti é feito periodicamente pela pasta e tem o objetivo de monitorar o Aedes para planejar ações de intervenção – a meta é evitar surtos e alertar a população para o risco de doenças associadas ao mosquito.
MORTES
A Paraíba registrou, dez óbitos notificados, sendo três foram confirmados, por suspeitas de arboviroses, doenças transmitidas por mosquitos, com a dengue, zika e chikungunya. O balanço, divulgado, é da Secretaria de Saúde do Estado.
Dos óbitos confirmados, dois ocorreram em Campina Grande e um em Pedras de Fogo. Além disso, sete seguem em investigação, sendo nos municípios de Aparecida, Araruna, Coremas, Juazeirinho, Pedras de Fogo, Queimadas e Rio Tinto. Cada um com um caso registrado.
No total, 23 municípios paraibanos estão com alta incidência (acima de 300 casos por 100 mil habitantes), de notificação de óbitos ou casos graves.
Genésio Oliveira
Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: