Especialistas garantem: a masturbação é uma experiência prazerosa que traz benefícios para o corpo e a mente. A BBC Mundo conversou com Mariano Rosselló Gaya, antropólogo e especialista em medicina sexual do Instituto Médico Rosselló, em Espanha, que apontou cinco benefícios da masturbação cientificamente comprovados e que provavelmente você não conhece:
1. Alívio de dores menstruais
A masturbação pode aliviar dores, especialmente as menstruais, e outros sintomas ginecológicos.
“Todas as substâncias químicas produzidas na corrente sanguínea quando se tem um orgasmo atuam de maneira analgésica contra as dores pré-menstruais”, explicou Roselló.
2. Fortalece o sistema imunológico
Segundo um artigo divulgado na publicação Sexual and Relationship Therapy, o sistema imunológico dos homens que se masturbam funciona melhor.
“Nos homens, o fato de que a via seminal e os dutos ejaculatórios levam o sêmen para fora evita que sejam produzidas infecções de bactérias oportunistas exteriores.”
Uma pesquisa do Cancer Epidemiology Centre de Melbourne, na Austrália, indicou que os homens entre 20 e 50 anos que se masturbam mais de cinco vezes por semana têm menos possibilidade de desenvolver qualquer tipo de câncer.
Algumas pesquisas também indicam que em mulheres a atividade previne a endometriose, doença que pode provocar infertilidade.
3. Melhora o sono
Há muitas formas de tratar a insônia, mas uma agradável, segura e natural é se masturbar.
Segundo o especialista, “depois do orgasmo é liberada uma série de endorfinas, hormônios, catecolaminas e ocitocina que atuam como relaxantes químicos que induzem o sono”.
4. Gera uma sensação de bem-estar
Tanto a níveis biológicos como psicológicos: “A liberação de endorfinas e catecolaminas diminui os níveis de estresse e melhora o ânimo”, disse.
5. Melhora os relacionamentos
A masturbação melhora a vida sexual, já que quem pratica aprende muito sobre o seu corpo, as suas reações, estímulos sexuais, fazendo com que o sexo a dois seja mais intenso.
Notícias ao Minuto
Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: