A presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou neste domingo (11), em uma entrevista coletiva na qual foi apresentado balanço final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, que 1.610.681 candidatos inscritos (correspondente a 29,2% do total) faltaram no segundo dia de provas, realizado nesta tarde. Ao todo, 5.513.749 estudantes se inscreveram para prestar o Enem neste ano.

No domingo passado, primeiro dia de aplicação das provas do Enem, foi registrado o menor índice de estudantes ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação: 24,9% de abstenção.

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva – que também participou da entrevista coletiva –, observou que, historicamente, as ausências no segundo dia de provas do Enem são maiores do que as do primeiro.

A dirigente do Inep também informou na coletiva que 66 estudantes foram eliminados neste domingo por descumprirem as regras do exame.

Dos estudantes eliminados, explicou Maria Inês, 64 descumpriram algum tipo de regra do edital do Enem 2018, um foi flagrado em revista no detector de metal e outro se recusou a coletar do dados biométricos.

Rossieli destacou que, neste domingo, não foi registrado nenhum caso que impedisse os estudantes de realizar as provas e que obrigasse o ministério a reaplicar o exame.

Na semana passada, a aplicação do Enem foi interrompida por problemas na rede elétrica em um dos locais de prova de Franca, no interior de São Paulo, e outro em uma universidade no município de Porto Nacional, em Tocantins. Cerca de 1,3 mil candidatos desses locais de São Paulo e Tocantins foram prejudicados pela falta de energia e terão que refazer as provas do primeiro dia em dezembro.

"Hoje, tivemos um dia onde a logística e a aplicação das provas funcionou maravilhosamente bem, com muita tranquilidade", avaliou o titular da Educação.

Neste domingo, os candidatos do Enem 2018 realizaram as provas de matemática e ciências da natureza, que engloba as disciplinas de física, química e biologia.

A exemplo do primeiro dia, os estudantes tiveram neste domingo cinco horas para responderem às provas regulares.

G1
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: