Gedeão Teodomiro é advogado, biólogo pela UFPE, teólogo, escritor, ex-diretor escolar, e até os seus 18 anos foi agricultor e oleiro na cidade de Brejo dos Santos. Tudo indica que, em 2020, o mesmo disputará as eleições como candidato a prefeito. Além disso, ele é irmão da ex-vereadora brejo-santense Lenira Benigna, que faleceu em 2017.
CONFIRA A ENTREVISTA:
- Na sua opinião, será difícil o MDB de Brejo dos Santos se "reerguer"?
- Por que o Sr. Gedeão escolheu o MDB para uma futura candidatura?
RESPOSTA: Amigo Taan sobre sua indagação - Se "acho difícil reerguer o MDB de Brejo dos Santos" - direi que será um trabalho com várias etapas. A primeira é reorganizá--lo para podermos registrar as candidaturas de prefeito e vereadores (o vice-prefeito pode surgir de outra legenda, pois na majoritária é possível haver coligação, só não na proporcional).
Feito esse trabalho de "ressurgimento" do partido, as demais etapas acontecerão normalmente.
Não adiante tapar o sol com uma peneira: todos os partidos políticos - sem exceção - estão contaminados pelos vícios da política brasileira.
- Por que o Sr. Gedeão escolheu o MDB para uma futura candidatura?
RESPOSTA: Parte da resposta já foi dada. Acrescentaria: tenho raízes fincadas no velho MDB da "resistência", quando fui um jovem candidato a prefeito de minha terra (em 72), desafiando os coronéis e suas práticas políticas antidemocráticas.
Há uma série de injustiças praticadas contra o MDB. Refiro-me a quem por ele se elegeu ou usou - ou findou descartando-o.
Serei fiel a ele como costumo ser aos meus amigos.
Por fim: sei que ainda vou encontrar partidários sobreviventes a quem abraçarei matando saudades.
- Está disposto a conversar com outros "grupos de renovação", para que seja feita uma coligação, e, após, lançarem uma chapa na majoritária para 2020?
RESPOSTA: Sempre estarei. O difícil é aparecerem novas alternativas que representem verdadeira renovação.
Temos um exemplo na última eleição, quando alimentamos essa chance e findamos sufocados entre as duas tradicionais lideranças: Lauri versus Luís -LaLu. Para evitarmos esse tipo de problemas, vamos partir para negociações da vice.
- O seu "grupo" já dispõe de pré-candidatos a vereador para 2020?
RESPOSTA: Já estamos formando um grupo. Vamos proximamente nos reunirmos para colher avaliações e sugestões.
Sou muito aberto a opiniões.
Penso que deveremos ter um mínimo de dez candidatos competitivos e coesos. Comprometidos com a boa política.
- Por que o senhor decidiu ser pré-candidato a prefeito?
RESPOSTA: Antes de tudo porque gosto de administrar.
O pouco que consegui na vida é fruto do trabalho e boa gerência.
Sou apaixonado pelo fazer. Tenho a vaidade de aparecer como um empreendedor nato. Minha cabeça é uma usina de sonhos.
Sou resiliente. Nada me faz desistir de uma causa que considero justa.
Por outro lado, fui o orador oficial da emancipação da cidade. Fui menino caçambeiro carregador de barro para construir o açude velho. Agricultor e oleiro. Estudante pobre que pagou seus estudos com seu trabalho. Sem qualquer ajuda do poder público. Acho que fiz pela minha cidade o que um bom filho tem a obrigação de fazer. Mesmo assim nunca me convocaram para dar uma simples opinião sobre a cidade mesmo sabendo que teria muito o que sugerir.
Os 54 anos de más administrações da cidade (com poucas exceções) me animam a concorrer "apenas falando a verdade".
Direi que nosso primeiro trabalho é o de criar uma nova mentalidade na população. Depois ficarão eufóricos quando surgirem os primeiros bons resultados. É possível melhorarmos a prestação de serviços da cidade (principalmente a saúde sucateada:começamos com uma casa de saúde razoável para a época e estamos hoje à mercê de um modesto e desaparelhado posto médico sempre usado com trampolim político).
Não esqueça, amigo Taan, que tenho um importante precedente histórico: o Gedeão da Bíblia que com 300 Guerreiros venceu o exército Midianita, libertando o seu povo do jugo inimigo.
Tenho confiança na pureza de meus propósitos e na ânsia libertária dos valorosos brejo-santenses.
Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: