Wilson de Sousa Melo, ou somente "Professor Wilson", é professor há mais de duas décadas e passou por várias escolas de João Pessoa (GEO 2001, Interativo, Decisão, Rede Medicina, Hipócrates, Millenium e Anglo), como também em outras cidades, como Mamanguape, Sapé e Bayeux. Lecionou aulões em Fortaleza/CE e Natal/RN através do Sistema GEO, como também, foi professor das olimpíadas de física nos colégios GEO e Interativo. Hoje é um dos nomes cotados como pré-candidato a vereador no município de Brejo dos Santos, em 2020.

CONFIRA A ENTREVISTA:

- Sabemos que você e seu irmão Paulo enfrentaram grandes dificuldades na vida acadêmica. Quais foram elas e como vocês conseguiram superá-las?

RESPOSTA: Primordialmente, quero agradecer a oportunidade de falar mais à respeito de mim e do meu irmão.
Meu irmão, Paulo de Sousa Sobrinho, foi um grande espelho de genialidade na minha vida.
Enfrentamos por milagre divino. Transcende as condições e a fome que eu e ele passávamos juntos.
Trabalhei de copeiro, balconista de farmácia e lanchonete.
Quando estávamos revoltados e indignados com as necessidades, estudávamos mais e mais...

A luta é desumana e truculenta. Competir com pessoas com todo um aparato de condições.

- Por que você gosta tanto do estudo, e quais são as áreas que você mais se identifica (além da matemática)?

RESPOSTA: Eu na verdade sou um esfaimado pelo conhecimento.
Adoro Física, Matemática, Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Sempre fui curioso. 
Tanto é que quando cursei direito por vontade de aprender mais sobre outras área ditas humanas, foi na tentativa de me aprofundar mais e mais sobre outras vertentes do conhecimento.
Fiz a metade do curso de química no IFPB, que antes tinha localização em Jaguaribe.
Depois pelo processo seletivo de transferência voluntária (PSTV) pela UFPB: concorri com todos os concorrentes de exatas de alunos de todas as instituições de curso superior, tirei em primeiro lugar.
Cursei direito à noite na FESP. Dos 400 que concorreram à vaga de direito, fui o segundo lugar. Fui bolsista.
Ao concluir direito, fiquei empolgado com direito do trabalho. Fiz pós graduação.
Há 5 anos, houve um vestibular pra Letras no IFPB. Fiz pra ver como eu estava em interpretação e leitura. Eram  45 questões, fiz 38 e uma redação de 900 pontos. Fui quarto lugar. Matriculei-me mas não cursei.
Estou estudando um pouco de neurociência. É interessante.

Penso, nobre primo, que um professor tem que ser um eterno estudante, pesquisador.

- A nível municipal (Brejo dos Santos), como você vê a educação?

RESPOSTA: Em relação à educação municipal, precisa ser revista, ser reinventada, ser revolucionada...
Se não houver medidas urgentes e providenciais sem as "picuinhas políticas" de pessoas que não sabem o que é a realidade de uma sala de aula...
Precisamos de união, integração, cooperação. O trabalho em equipe com pessoas que realmente pensem a educação como um vetor de transformação social.
O egoísmo e as vaidades pessoais não podem suprimir os sonhos de tantas crianças e adolescentes.
Como ponderava Batkin: A hora é antes da hora.


- Falando em eleições, sabemos que hoje você reside em Brejo dos Santos, e é um dos cotados para ser candidato a vereador em 2020. Nesse sentido, quais são as probabilidades de você ser candidato e por quê?

RESPOSTA: Meu nobre primo, eu sempre tive medo da forma como se faz política em Brejo dos Santos. 
A ideia de ser candidato é de ter um pouco mais de estrutura para poder ajudar mais, tentar ajuda através de João Pessoa, incentivar mais os adolescentes a estudarem, fazer concursos, etc.
Penso em ter um Centro de Estudos para ajudar esses alunos mais carentes. 
Esse Centro de Estudos será composto por uma biblioteca, cabine individual de estudos, quadro, etc.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: