Bartolomeu Ferreira da Silva, ou "Bartô", é advogado, presidente do PT municipal e pré-candidato a prefeito em Brejo dos Santos. Além disso, o mesmo já foi candidato a vereador no ano de 2008 pelo PT, ficando na suplência.

1- Por que você decidiu lançar sua pré-candidatura a prefeito?

RESPOSTA: Vejo que minha cidade precisa de um administrador, mais que de políticos profissionais. Não sou político. Sou, antes de tudo, um cidadão que nos últimos anos, mesmo sem ocupar nenhum cargo público, tenho dado uma enorme contribuição. Consegui, através do ex-deputado federal Luiz Couto, UM MILHÃO de reais em obras de infraestrutura e recreação. Cito a Academia da Saúde no Alto do Cruzeiro; o Centro de Cultura no bairro das Populares; um Kit completo, incluindo um carro 0km para o Conselho Tutelar; pavimentação de muitas Ruas do bairro José Calixto… Atualmente consegui 200 mil reais para a saúde com o deputado federal Frei Anastácio. Também tenho compromisso com o futuro. Tenho como desafio trazer ao debate dois assuntos que considero indispensáveis: como adotar medidas que promovam o desenvolvimento com distribuição de renda? Quero, com os projetos BREJO DOS SANTOS EMPREENDER (conceder empréstimos a pequenos produtores e empreendedores para estimular a atividade produtiva) e CHEQUE SOCIAL consorciar impulso ao desenvolvimento com ajuda aos pobres.

2- Por que você escolheu o diretório municipal do PT para ficar à frente?

RESPOSTA: O PT é o primeiro e único partido ao qual sou filiado. Dia 8 de setembro do corrente ano realizaremos a convenção municipal e elegeremos os diretorianos. Será chapa única, com fortalecimento partidário. O PT seguirá firme e forte para as eleições municipais de 2020, pois temos história na cidade de Brejo dos Santos.          Além disso, é importante destacar que o Brasil tá passando por uma forte crise política, com um governo de extrema direita muito descomprometido com os anseios populares. Por outro lado, o maior líder político do mundo que fez muito para o povo brasileiro, o companheiro Lula, segue preso político, por uma decisão de um juiz parcial. 
Mas sabemos que é importante fazermos uma base política nas eleições de 2020. Elegermos prefeitos e vereadores do PT, do lado de Lula, Brasil afora para nos opor e derrotar o desgoverno de Bolsonaro.   

3- Como você classifica a atual situação da política brejo-santense?

RESPOSTA: Passa por uma profunda crise de identidade. Com vários políticos eleitos descomprometidos com projetos de gestão. Tá igual um carro sem controle, desgovernado. Acho que a oposição, que tem o governo do estado como aliado, poderia fazer mais para Brejo dos Santos. Acho também que o prefeito poderia tomar melhores decisões e investir na atividade produtiva para gerar emprego e renda. Fico triste e decepcionado quando escuto um político com mandato dizer que não faz nada para nossa cidade porque político A ou B não deixa. Não caí de paraquedas. Tenho uma personalidade que visa resultados. Corro atrás de recursos. Para mim, não importa quem é o prefeito, se puder consegui-los, vou atrás e consigo.
Tinha gente que me dizia que não adiantava "correr" atrás de recursos, porque quem levaria a fama era o prefeito. Para mim isso não importa, pois, com as obras, quem sai ganhando é o povo.

4- Que nota você atribui a atual gestão e por quê?

RESPOSTA: Não posso ser injusto. Nos últimos 20 anos Brejo dos Santos vem na mesma passada. Estão trocando o 6 por meia dúzia. O município de Brejo dos Santos tem uma dívida trabalhista impagável, que eu sei que não é culpa só de um gestor; aí vêm os salários atrasados nas gestões anteriores; e outros desajustes administrativos. O que posso dizer é que Dr Lauri e Dr Luiz poderiam ter sido melhores. Deixam a desejar. Poderíamos ter tido vices e vereadores mais atuantes. Estes deixam muito a desejar, também. É dizer, tiveram oportunidade, com mandato, mas não têm uma agenda positiva. Da minha parte, procurei fazer algo diferente, tenho um marco que ninguém apaga. Estão aí muitas realizações à mostra.

5- Deixe sua mensagem aos leitores do Blog do Taan Araújo.

RESPOSTA: Não sou político. Sou um cidadão bem intencionado, um advogado encarregado de defender os interesses do povo, filho de família humilde, que acredita que um outro Brejo dos Santos é possível. Prego UM NOVO CAMINHO. Tenho uma missão de trazer ao debate a urgência da política de crédito municipal para o progresso da nossa cidade. Cito o BREJO DOS SANTOS EMPREENDER, com a concessão de empréstimos aos empresários e pequenos produtores rurais e fazê-los produzir e gerar emprego. E promover políticas públicas de distribuição de renda. Trago como exemplo o CHEQUE SOCIAL, que seria uma espécie de bolsa família municipal, com a concessão de ajudas mensais às famílias mais pobres. Promover o progresso com fartura.
Agradeço, portanto, o espaço concedido. Taan, você é um jovem ilustre. Ao povo, as minhas ideias e os meus sonhos. Ao futuro, o trabalho de um cidadão que acredita que é possível. SIM, NÓS PODEMOS! Bartolomeu Ferreira da Silva.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: