Com olhar minucioso para cada detalhe, a artesã e costureira Dalvani Oliveira Sousa, 69 anos, cria um biquíni, um vestido e uma saia de bailarina, que cabem na palma de sua mão. É na máquina que passa o dia inteiro, sentada, costurando roupas para bonecas e restaurando estes brinquedos no “hospital das bonecas”, que montou em Barbalha, no Cariri cearense.

Quem chega ao local com bonecas quebradas ou velhas, já tem a garantia que sairá com o brinquedo recuperado, seja vestindo novas roupas, seja colocando algum membro do corpo que está em falta, como braço e perna.

Inclusive, a costureira começou a juntar pé, braço, cabeça e outros membros de bonecas, que encontrava no lixo ou que eram doados pela vizinhança, para montar o seu “banco de órgãos”, como ela mesma chama. O valor da restauração depende do tamanho, mas varia entre R$ 25 e R$ 45. O trabalho dura um dia inteiro, já que ela faz toda limpeza e cria uma nova roupa, além de procurar, com cuidado, a parte do corpo idêntica à que está faltando.

Agora, a costureira tem uma infinidade de bonecas no seu apertado ateliê. A variedade é extensa. Além disso, enumera clientes em São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco.

G1 CE
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: