Bianca Vieira é uma jovem paraibana de Brejo dos Santos e feminista. Em 2020, Bianca foi aprovada para cursar Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras.

Confira a entrevista:

1- No seu conceito, o que é o "feminismo"?

RESPOSTA: Em meu conceito, feminismo, é um processo, que busca direitos equânimes, perante a nossa sociedade. Onde a mulher, utiliza-se deste movimento, para buscar respeito, autonomia e empoderamento, em meio ao preconceito e machismo, presente na sociedade.

2- Por que você tornou-se uma feminista? Quando e como foi?

RESPOSTA: Foi um processo um pouco perplexo, no início, pois é relativamente difícil uma mulher, nos dias atuais, realmente buscar respeito, autonomia e empoderamento, em meio a sociedade hostil, que vivenciamos. Mas eu aprendi, a cerca de 1 ano e meio atrás, que muitas mulheres precisavam de ajuda, e que estavam em situações complicadas (como relacionamentos abusivos, violência doméstica) e não sabiam como pedir ajuda, ou livrar-se daquilo, então eu passei a pesquisar sobre o assunto, busquei incentivar que as mulheres buscassem isso, autonomia própria, ser dona de si própria, para aprender como lidar em situações como estas.

3- Você enfrenta preconceitos por ser uma feminista?

RESPOSTA: Sim. Muitos, na verdade. De diferentes formas. Acho que em um país, com o ápice de feminicídios, como é o Brasil. Só o fato, de ser uma mulher, que busca ser independente, autônoma, e dona de si própria, já causa alvoroço, em algumas partes da sociedade. E também na nossa própria  cidade, acredito que por ser uma população muito pequena, e não entender de fato, o que é ser feminista, e o que buscamos com isso, acabamos gerando maus olhares, pelo simples fato, de buscarmos respeito para nós mesmas e para as nossas próximas gerações.

4- Qual feminista foi sua inspiração? Por quê?

RESPOSTA: Algumas grandes mulheres, foram uma fonte de inspiração, para que eu passasse a desejar, a busca por igualdade e liberdade, própria, e de outras milhares de mulheres, pelo mundo. Mas duas, em particular que são, Frida Kahlo e Joana D'Arc. Elas foram mulheres, que deveriam remeter a memória de todas as outras mulheres. Eram mulheres donas de si próprias, que buscaram o seu próprio destino, com sua força e  determinação. Enfrentando, na época, uma sociedade pior, do que a que vivenciamos, atualmente. Sem que permitissem que sua essência morresse, junto com as dores que sentiram para seguirem seus conceitos.

5- Quais fatos, na sua opinião, foram grandes marcos na história de conquista da igualdade de direitos das mulheres?

RESPOSTA: Na minha opinião, esses foram os maiores marcos conseguidos por nós mulheres: 
• O direito a voto; 
• O direito a frequentarem universidades; 
• A lei maria da Penha. 
Tivemos que passar por inúmeras mortes, torturas, e processos de protestos nas ruas, para ganharmos tais direitos. E é uma coisa que as vezes não percebemos, o tamanho do valor, que isso nos possibilitou, ter nos dias atuais. Acredito que muitos outros marcos estão por vim, pois ainda estamos buscando, cada vez mais, por isso. Mas esses já possibilitaram que inúmeras  mulheres vivencem. Que inúmeras mulheres estudassem. E que milhares de mulheres ganhassem o direito de poder optar em um quadro político.

6- Deixe sua mensagem aos leitores do Blog do Taan Araújo.

RESPOSTA: Primeiramente, quero agradecer ao meu amigo, Taan, pelo convite a entrevista. E dizer que o site está sendo essencial para nossa cidade, por trazer informações e entretenimento. E aos leitores, desejo que vocês, principalmente as mulheres, passem a olhar com outros olhos, a história do feminismo, e da importância que isso teve para nossos direitos. Lembrando a todos, que o respeito, o amor, e a auto-independência, deve ser para todos, sem restrições por cor, opção sexual, religião ou movimento. Devemos respeitar a todos, para que o processo de bem estar mútuo da população seja estabelecido.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: