1. Bom funcionamento do intestino
"A mandioca ajuda a manter o tônus muscular da parede do trato digestivo. Ela ajuda também no movimento peristáltico, que é quando o intestino começa a se movimentar, e isso ajuda na absorção de nutrientes. As pessoas que geralmente têm o intestino preso é por não estarem trabalhando corretamente o movimento peristáltico, e isso retarda a digestão. E a mandioca por ter potássio, auxilia na contração muscular", explica o nutricionista Carlos Cristovão.
2. Funções anticancerígenas
De acordo com Carlos, a mandioca tem vitamina C, um antioxidante que ajuda a combater algumas patologias e a aumentar o sistema imunológico, agindo no combate ao câncer. A Vitamina C auxilia, inclusive, no tratamento de câncer de ovário e de câncer no pulmão, em paralelo às terapias tradicionais.
3. Fortalece o cabelo
"Por ser um alimento rico em nutrientes, ele auxilia sim no fortalecimento dos cabelos. E não só isso, porque ele aumenta a imunidade e seu organismo acaba ficando mais forte. Existem até tribos no sudeste dos Estados Unidos que usam a folha da mandioca pra fazer shampoo, sabão e alguns itens de higiene pessoal. Então é um alimento sim super benéfico para a saúde do cabelo", explica Carlos.
4. Benéfica para a saúde dos olhos
"É um alimento que contém vitamina B1, que neutraliza doenças como glaucoma e catarata. Não é que ela previne, mas ajuda de fato a neutralizar. Ela não deixa essas doenças evoluírem", afirma Carlos.
5. Alivia os sintomas da artrite
"A mandioca contém um componente chamado saponina, que melhora o estado das articulações que estão afetadas pela artrite, por que limita ou freia sua deterioração. A mandioca também evita os efeitos secundários que a medicação tem sobre o sistema digestivo. Para reduzir as dores, rigidez e inchaços causados pela artrite é recomendado consumir a mandioca todos os dias", afirma Letícia de Paula.
6. Previne a anemia
A nutricionista Thayana Albuquerque explica que a mandioca possui ferro e folato, nutrientes muito importantes na prevenção de anemias. "Ela deve ser consumida na alimentação em conjunto de proteínas e vegetais verde escuro, para potencializar o tratamento natural da anemia", ela completa.
7. Ação anti-inflamatória e antioxidante
A nutróloga Paula Schlobach explica: "A mandioca contém saponinos e polifenóis, o que garantem a ação anti-inflamatória. Além disso, conta com a presença de um composto chamado resveratrol e também da vitamina C, que potencializam as ações antioxidantes do alimento".
8. Ameniza os danos de raios ultravioletas na pele
"Estudos indicam que o resveratrol é capaz de retardar ou reverter os efeitos deletérios decorrente da radiação ultravioleta, sugerindo sua ação como filtro solar contra a radiação UV. Existem diversos mecanismos pelos quais o resveratrol exerce sua ação quimioprotetora que incluem principalmente atividade antioxidante, depuração de radicais livres, atividade anti-inflamatória, inibição da proliferação de células, inibição da metástases", explica Paula.
9. Reduz o colesterol
Thayana explica que, devido a quantidade de fibras que a mandioca possui, ela atua de forma benéfica diretamente no intestino, ajudando a diminuir a glicemia e o colesterol no sangue. Porém, para desfrutar deste benefício, recomenda-se o consumo da mandioca cozida ou assada pois o consumo exacerbado da farinha de mandioca pode aumentar os triglicerídeos.
10. Combate ao estresse oxidativo
"A mandioca pode auxiliar no estresse oxidativo no interior das células já que possui substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes", explica Thayana. Isso pode prevenir o envelhecimento precoce das células.
11. Bom para praticantes de atividades físicas
"Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, fonte de vitaminas e minerais, a ingestão da mandioca é muito benéfica para praticantes de atividade física. Indicado como fonte de energia antes do treino e para recuperação sua ingestão também é indicado no pós-treino" explica Letícia de Paula.
Minha Vida
Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: