Moradores da cidade de Santa Luzia foram surpreendidos com uma invasão de cágados em suas casas. Os quelônios que vivem nas margens do Açude Velho da cidade começaram a deixar o local e perambular pelas ruas e residências. No último domingo (3) após receber as denúncias, uma equipe da Prefeitura Municipal resgatou centenas que deixaram o Açude Padre Ibiapina e estavam perambulando fora de seu habitat natural, inclusive, com vários encontrados atropelados e mortos pelos carros. Apesar de não apresentarem riscos à saúde da população esse animal é semiaquático e precisa do contato com a água para sobreviver. 

Os moradores da região, disseram ser normal ver os cágados margeando o córrego do açude, mas que nos últimos dias a situação ficou descontrolada com uma grande quantidade de cágados indo para a rua. 

Em entrevista ao ClickPB, a presidente da Associação Guajiru da Paraíba, Danielle Siqueira, destacou que é preciso ter cuidado com o animal e, em caso venha a encontrar um fora do seu habitat deve-se entrar em contato com a equipe ambiental da cidade.

"Tem que ter cuidado quando for pegar, pois eles mordem, por isso a importância de saber que eles tem essa retração lateral do pescoço. Eles tem esse amplo alcance, então segurando no casco muito pra cima a pessoa pode acabar levando uma mordida. Eles também têm B tem unhas, então podem arranhar se a pessoa segurar. Melhor mesmo é ligar para alguém da ambiental ir buscar. Ah é importante saber que são de água doce", explicou, reforçando que não se deve confundir esse animal com os outros dois do grupo, já que a tartaruga é do mar e o jabuti da terra.

ClickPB
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: