Uma mulher de 32 anos, que está grávida de 22 semanas, foi a primeira pessoa da Paraíba a ter um caso confirmado de reinfecção pelo novo coronavírus. Ela foi atendida nesta semana na maternidade Frei Damião, em João Pessoa, mas já recebeu alta e está em isolamento residencial, conforme informou ao ClickPB a diretora técnica da maternidade, Andréa Cosme.

A mulher, que não tem comorbidades, teve covid-19 pela primeira vez em setembro do ano passado, quando estava com aproximadamente um mês de gravidez. A doença foi confirmada por teste RT PCR realizado no dia 14 de setembro e ela teve apenas sintomas leves.

No dia 11 de janeiro, ela começou a ter sintomas de covid-19 novamente e teve o diagnóstico confirmado por um exame RT PCR realizado no último dia 17. Da segunda vez, porém, a doença se manifestou de forma mais marcante e ela chegou a ter episódios de asma, conforme explicou Andréa Cosme. Apesar disso, não houve grandes complicações e ela recebeu alta.

''Ela está fazendo isolamento em casa e orientada a nos procurar caso haja qualquer problema'', disse a diretora da maternidade.

Segundo ela, considera-se reinfecção pelo novo coronavírus se o indivíduo tiver dois resultados positivos de RT PCR, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção, independente da condição clínica observada nos dois episódios.

No caso da gestante, há um intervalo de 120 dias entre os dois resultados positivos e é a primeira vez que um caso assim é registrado no estado. Os dois exames foram encaminhados para que seja feito o sequenciamento genético do vírus e assim saber se houve algum tipo de mutação.

ClickPB
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: