O Governo da Paraíba está preparando a sua estrutura hospitalar para receber pacientes transferidos de Manaus, capital do Amazonas, para tratamento da Covid-19 no estado. E, em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley, de João Pessoa, ficou definido que 15 leitos de enfermaria da unidade hospitalar estão reservados para esse fim.
A informação havia sido antecipada pelo secretário de Saúde Geraldo Medeiros. E, por volta das 19h45 foi confirmada pelo HU, por meio de nota.
Mais cedo, tanto a superintendência da unidade como o secretário tinham confirmado que houve contato para a sondagem da disponibilidade de vagas. Mas ainda não se sabe quando os primeiros pacientes devem chegar.
O secretário Geraldo Medeiros disse que a disponibilização de leitos não compromete a capacidade de atendimento para pessoas que residem no estado. De acordo com ele, a unidade de saúde é referência pediátrica para o tratamento da doença, que demanda uma menor quantidade de vagas.
Pelo menos 235 pacientes do Amazonas serão levados a outros seis estados para receber atendimento médico devido ao colapso no sistema de saúde local, conforme informou o governador Wilson Lima. Os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com o novo coronavírus.
Também de acordo com o governador Wilson Lima, além da Paraíba, os pacientes serão transferidos para Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília e Rio Grande do Norte.
G1 PB
Foto: Angélica Lúcio/HULW/Divulgação
Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: