Esta sexta-feira (23/04) marca os 108 (cento e oito) anos do nascimento de José Sérgio Maia, filho de Sérgio Hermenegildo Maia de Vasconcelos e Otília Idalina Maia.

Segundo o seu neto, o vereador Bizu Maia, "A história de vovô Zé Sérgio se confunde com a história de Catolé do Rocha. Aqui ele construiu uma vida inteira. Causou-se, aos 25 anos, com a minha avó Evinha e teve os seus 11 (onze) filhos", comentou.

A vocação agrícola e o amor pela terra tornou José Sérgio um agro-pecuarista arrojado, sendo por diversas vezes premiado como "Produtor Modelo" pelo Ministério da Agricultura. Ele também dedicou-se à outras atividades: plantio de algodão, fabricação de rapadura e aguardente, industrialização do café Catolé e a criação de gado da raça pardo-suíço, que contribuiu para melhoria genética de rebanhos da Paraíba e Rio Grande do Norte.

A capacidade administrativa levou-o para política, como conta Bizu, "Vindo de uma família com relações políticas e por insistência de familiares e amigos, vovô Zé Sérgio abraçou essa carreira. Exerceu 04 (quatro) mandatos de prefeito - num período em que não havia reeleição - e outros 04 (quatro) mandatos de vereador, tendo sido também Presidente da Câmara Municipal", destacou.

José Sérgio Maia administrou Catolé do Rocha nos períodos de 1952-1955 (primeira gestão), de 1960-1963 (segunda gestão), de 1973-1976 (terceira gestão) e de 1989-1992 (quarta gestão).

Conforme o parlamentar, "Vovô Zé Sérgio sempre foi um homem progressista. Entre suas principais obras e ações estão a abertura e pavimentação de grandes avenidas - incluindo a Av. Américo Maia -, a implantação da rede de energia, aquisição dos primeiros telefones urbanos, o abastecimento d'agua, a construção da Maternidade Silva Mariz - em parceria com o governo federal -, a aquisição do terreno para construção da Escola Agrícola do Cajueiro e a arborização da cidade", enalteceu.

José Sérgio comandou a prefeitura em períodos distintos, sendo responsável nas primeiras gestões pelos Distritos de Brejo dos Santos, Bom Sucesso, Jericó e Riacho dos Cavalos. Foi ele que criou o primeiro código de obras e postura do município e construiu o Mercado Público com uma área coberta de 2.630 metros quadrados - inaugurado com a presença do Ministro da Agricultura Alysson Paolinelli - indicado, recentemente, para o prêmio Nobel da Paz.

Segue o vereador com as suas recordações, "Vovô Zé Sérgio foi um homem trabalhador. Ele construiu escolas na cidade - Celso Mariz, Antônio Gomes, entre outras - e na zona rural, doou bolsas de estudos para alunos carentes, apoiou o Colégio Normal Francisca Mendes, instalou postos de saúde em Cajazeirinhas, Rancho do Povo, Catolé de Baixo, Picos, São Francisco e outras localidades. A maioria de nossas praças públicas foi por ele construída", ressaltou.

Investindo em educação, saúde, agricultura, infraestrutura urbana, habitação popular, meio ambiente e cultura, José Sérgio Maia escreveu o seu nome e o nome de Catolé do Rocha na história da Paraíba.

Para Bizu Maia, "Relembrar o legado de vovô Zé Sérgio é contribuir com a história do município. É rememorar a implantação do Bairro Natanael Maia, o calçamento do Bairro da Várzea, a doação dos terrenos e casas do Bairro Tancredo Neves, a realização do 'São João da Rodoviária' e do 'Carnaval de Rua', eventos criados por ele", enfatizou.

"Hoje, ao celebrarmos os 108 (cento e oito) anos do seu nascimento, renovo o meu compromisso de seguir os seus ensinamentos de dignidade, honradez, justiça e humildade", concluiu Bizu Maia.

O ex-prefeito José Sérgio Maia faleceu numa segunda-feira (09 de novembro de 1992) aos 79 anos. Em maio de 2001 ele foi eleito - em votação popular - o 'Catoleense do Século XX' em pesquisa realizada pela agência Mil Idéias.

Por Petrônio Gonçalves
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: