Fortes chuvas foram registradas na sexta-feira (20) em algumas cidades da Paraíba. A cidade de Cabaceiras, no Cariri do estado, registrou 163 milímetros de chuva e o famoso letreiro da ‘Roliúde Nordestina’ veio a desabar durante o temporal.

Cabaceiras também é conhecida turisticamente como um local de gravações de filmes, por ter um clima firme e seco. Lá foram gravados diversos filmes, como 'Cinema', 'Aspirina'' e Urubus', e 'O Auto da Compadecida' foi um dos mais emblemáticos que passou por lá. Por essa atratividade pelas produções audiovisuais, a cidade ganhou o título de ‘Roliúde Nordestina’. A primeira gravação realizada em Cabaceiras foi a do curta “Sob o Céu Nordestino” em 1929.

Ainda na cidade, houve o desmoronamento de uma parte do muro do campo de futebol do município, uma parte do muro do cemitério e também problemas na ponte da entrada da cidade.

A cidade de Cabaceiras é conhecida por ser a cidade que menos chove em todo o Brasil, onde faz parte da área geográfica de clima semiárido brasileiro, segundo o Ministério da Integração Nacional. A média de precipitações durante todo o ano é de 400mm.

Segundo a diretora de turismo na cidade, Mércia Farias, os fatores climatológicos e as atrações naturais e históricas fazem com que a cidade seja palco de produções audiovisuais. “São diversos fatores que contribuem para que Cabaceiras seja palco para diversas produções. Nós somos a cidade que menos chove no Brasil, então por esse fator, o tempo de luminosidade do sol é muito maior e o risco de chuva é muito pouco. Outro fator são nossos cenários, os naturais e os históricos também, como o Lajedo de Pai Mateus, que atrai muitos cineastas, e a parte preservada do Centro Histórico”, disse.

g1 PB - Foto: Bruno Lira
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: