Em paralelo à crise que se estende na livraria Cultura, outra grande rede de livrarias: a Saraiva entrou em uma história com final triste. Conforme informado durante o programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (20), a unidade no Shopping Manaíra encerrou suas atividades por insuficiência. A loja em questão é a única unidade na Capital paraibana.

Conforme apurou o ClickPB, a Saraiva tem 33 lojas físicas em operação, sendo que o estado de São Paulo concentra a maior parte delas, com 11 unidades — há, ainda, as operações online da companhia com diversas vendas feitas pelo site da empresa. 

A companhia que possui capital aberto, entrou em recuperação judicial em 2018. Em meio à evasão de clientes, queda nas vendas, custos em alta e inúmeras questões trabalhistas, o setor como um todo entrou em colapso.

No auge do sucesso, a companhia fundada em 13 de dezembro de 1914 por Joaquim Inácio da Fonseca Saraiva, imigrante português de Trás-os-Montes, adquiriu a Livraria Siciliano e passou a ter 20% do mercado livreiro do Brasil. Em recuperação judicial desde novembro de 2018, no fim de 2020 a rede já havia fechado metade das lojas que possuía no início de 2020.

Na pandemia o grupo ainda tinha 15 unidades físicas espalhadas pelo país e foi para três nas últimas semanas.

ClickPB
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: