Desde 2019 as refeições vêm deixando de ser prioridade entre os brasileiros que comem fora de casa. Por conta da crise econômica e da inflação, os snacks, principalmente salgadinhos de pacote e salgados prontos, a exemplo de coxinhas e esfihas, passaram a ser mais consumidos.
Segundo dados do Consumer Insights 2022, da Kantar, os salgados passaram de 11% da preferência em 2019 para 15% em 2022. Enquanto isso, as refeições completas caíram de 7% para 4%, respectivamente.
O consumo de snacks vêm crescendo, especialmente como opção para café da manhã e lanche da tarde. Entre 2019 e 2022, 89% do aumento de consumo de salgados ocorreu nestas ocasiões. Enquanto isso, houve uma retração de 61% no mesmo período para refeições no almoço
E as classes D e E foram as principais responsáveis pelo aumento do consumo de snacks, seja para matar o fome ou devido aos gastos com as refeições, que aumentaram 35,7% no último ano para esse grupo.
“De forma geral, a crise está afetando mais o consumidor humilde. Prova disso é que vemos um movimento das pessoas começarem a buscar uma alimentação um pouco mais barata, deixando de gastar fora de casa e optando pelas marmitas e lancheiras”, afirma Hudson Romano, gerente sênior de consumo fora do lar da Kantar.
O preparo alternativo, inclusive, é mais buscado pelo público entre 35 e 44 anos de idade (6,8%). Neste contexto, as carnes de aves, os iogurtes e os lanches prontos são os alimentos favoritos.
Mercado e Consumo
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