As últimas chuvas registradas na cidade de São Bento, interior da Paraíba, elevaram o nível do Rio Piranhas e acabaram provocando alagamentos em cidades do interior da Paraíba. A cidade de Paulista, por exemplo, foi bastante afetada pelas cheias.
Por conta dessas mesmas chuvas, reservatórios abastecidos pelos rios da Bacia do Alto Piranhas estão sangrando, como o açude Bartolomeu, na cidade de Bonito de Santa Fé, que já ultrapassou a capacidade máxima de 17.570.556m³. O mesmo aconteceu no São José I, na Região do Alto Curso do Rio Piranhas, em São José de Piranhas.
O açude Engenheiro Ávidos, um dos maiores da Paraíba, está localizado na Região do Alto Curso do Rio Piranhas, em Cajazeiras. Também o Bom Jesus, em Carrapateira e o São Gonçalo, em Sousa, estão na mesma região hidrográfica e estão com uma capacidade hídrica considerada normal.
Já na Região do Médio Curso do Rio Piranhas, há o açude Carneiro, em Jericó, o Engenheiro Arcoverde, em Condado, o Riacho dos Cavalos, na cidade de mesmo nome e o Santa Rosa, em Brejo do Cruz, estão na mesma situação.
Atualmente, nove açudes estão sangrando em todo o Estado. O próximo a sangrar deverá ser o Tavares II, em Piancó.
Monica Melo/ClickPB
Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: