Morreu na manhã desta quarta-feira (12), a atriz Ilva Niño, aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o último dia 13 de maio, quando passou por uma cirurgia cardíaca, conforme informou o portal de notícias G1.

Ilva se destacou em "Roque Santeiro" (1985), quando interpretou a empregada doméstica e confidente da viúva Porcina (Regina Duarte), Mina. Em sua carreira, também participou de outras produções, como "Cheias de charme" (2012), exibida atualmente nas tardes da Globo, como a personagem Dona Epifânia.

Nascida em Floresta, em Pernambuco, ela participou do Movimento de Cultura Popular no início da década de 1960. “A gente fazia um trabalho maravilhoso dentro dos engenhos. Íamos preparando os camponeses para receber o trabalho de alfabetização que vinha de Paulo Freire. O teatro abre essa facilidade de comunicação”, disse a atriz ao "Memória Globo" sobre sua trajetória.

Com o golpe de 1964, o pai de seu marido, o também ator Luiz Mendonça, tornou-se secretário de Segurança. Isso permitiu que o casal saíssem a salvo de Recife, onde havia risco de prisão, e fosse para o Rio de Janeiro.

Gabriela Medeiros/Extra Online
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: