Segundo uma pesquisa feita pela Datafolha, 59% dos brasileiros consideram que a maioria da população do país é racista.
O resultado foi divulgado na noite de terça-feira (19). O Instituto ouviu 2.994 pessoas de 16 anos ou mais em 113 municípios de todas as regiões do Brasil, entre os dias 5 e 7 de novembro.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento também mostrou que 5% acreditam que todos são racistas. 30% dizem que apenas uma pequena parcela discrimina pessoas pretas e pardas.
Entre as mulheres, 74% afirmam que grande parte dos brasileiros são preconceituosos com pessoas negras. Entre os homens, o número é de 53%.
45% da população acredita que o racismo aumentou nos últimos anos. 35% acham que permanece igual, enquanto 20% avaliam que o preconceito diminui.
Segundo o Datafolha, 56% de pessoas que se identificam como negros afirmaram que já se sentiram discriminados pela cor de pele. Entre os partos, o percentual é de 17% e, entre os brancos, 7%.
Racismo é crime!
No Brasil, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível, previsto na Lei 7.716/1989.
Art. 1. Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.
Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei 14.532, que equipara o crime de injúria racial ao de racismo.
Portanto, atos de racismo contra um grupo de pessoas e contra uma pessoa só devem ser punidos da mesma forma. Antes, os crimes de injúria eram enquadrados no artigo 140 do Código Penal, apenas como um crime contra a honra, com pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.
Itatiaia
Foto: Reprodução/Internet
Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:
0 comments so far,add yours
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.