A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enviou ao Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (Cdust) um levantamento que revela a impressionante média de 1 bilhão de ligações de telemarketing recebidas pelos brasileiros mensalmente.

De acordo com o relatório, entre junho de 2022 e dezembro de 2024, a Anatel bloqueou 184,9 bilhões de ligações abusivas. São classificadas como telemarketing abusivo as chamadas realizadas por empresas que utilizam robôs e que fazem ao menos 100 mil ligações por dia. O tempo médio dessas chamadas é de apenas seis segundos.

Embora as medidas adotadas pela agência tenham tido 85% de eficiência, os 15% restantes ainda representam cerca de 1 bilhão de chamadas indesejadas por mês.

Para reforçar a proteção aos consumidores, a Anatel lançou em 2019 a plataforma Não Me Perturbe, um serviço que permite aos usuários bloquear chamadas de telemarketing. Ao cadastrar seus números no site oficial, o consumidor impede contatos de empresas de setores como telefonia, TV por assinatura e serviços financeiros. Após o registro, as empresas têm até 30 dias para cessar as ligações, sob pena de multas e outras sanções.

Mesmo com essas iniciativas, o impacto do telemarketing no cotidiano dos brasileiros é evidente. Segundo dados do Truecaller, cada usuário recebe, em média, 32,9 ligações indesejadas por mês, o que equivale a 10 bilhões de chamadas mensais.

A Anatel destaca que a luta contra o telemarketing abusivo é contínua e conta com o engajamento da sociedade para fortalecer iniciativas como o Não Me Perturbe, essencial para mitigar os transtornos causados por chamadas inoportunas.

Portal T5
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