Uma rebelião no Presídio Padrão de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, mobilizou forças de segurança na manhã da última segunda-feira (20). De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a confusão começou quando detentos quebraram uma parede para invadir outra ala, onde estavam membros de uma facção rival.

A ação foi marcada por incêndios e confronto entre os internos, mas, segundo o secretário João Alves, não houve feridos graves. Todos os envolvidos que necessitaram de atendimento médico foram tratados dentro da unidade prisional. Facas artesanais e outros objetos foram apreendidos.

Para controlar o motim, foram acionados policiais penais, a Polícia Militar, o Batalhão de Choque e o Corpo de Bombeiros. Após a contenção, 16 detentos identificados como participantes do motim foram transferidos para outras unidades prisionais.

“Os danos causados, como a destruição da parede, já estão sendo reparados. Todas as ações estão sendo conduzidas com transparência e seguindo a legislação”, afirmou João Alves.

O presídio, que abriga cerca de 200 detentos, é dividido em alas para evitar conflitos entre facções rivais. A motivação do motim, que inicialmente aponta para disputas internas, segue sob investigação, assim como a possibilidade de outros envolvidos.

Representantes da Justiça, da OAB e da Pastoral Carcerária visitaram a unidade para acompanhar as medidas tomadas. O Ministério Público e o Judiciário também foram informados sobre o caso.

O Povo PB
Foto: Reprodução/MPPB
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: