Uma bebê de 5,93 kg nasceu na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, na última sexta-feira (21), em um parto que surpreendeu familiares e profissionais de saúde. A pequena Isabelly é um dos maiores bebês já registrados no Brasil, peso considerado raro na medicina, condição conhecida como macrossomia fetal.

O parto foi realizado na capital paraibana devido à necessidade de suporte especializado. A mãe, Jussara Silvério Campos, de 31 anos, e o pai, Ilderlan Vicente Barbosa, de 42 anos, são moradores de Bernardino Batista, no Sertão da Paraíba. Inicialmente, Jussara foi encaminhada para a Maternidade do Hospital Regional de Cajazeiras, mas, devido à reforma no prédio, não havia leito de UTI para a mãe e de UCIN para o bebê simultaneamente. Diante da situação, foi transferida para João Pessoa, onde o parto ocorreu com segurança.

De acordo com a secretária de Saúde de Bernardino Batista, Ruth Rany, a gestante recebeu acompanhamento adequado durante toda a gestação e teve apoio da rede estadual de saúde. A família celebrou o nascimento de Isabelly com muita alegria.

Macrossomia fetal e riscos

A macrossomia fetal é definida quando o bebê nasce com peso igual ou superior a 4 kg. Embora não seja incomum, é considerada um fator de risco para complicações durante o parto, como fraturas de clavícula no recém-nascido.

Uma das principais causas da condição é o diabetes mellitus materno, que pode levar ao crescimento excessivo do feto devido aos altos níveis de insulina fetal em resposta ao aumento da glicose materna durante a gestação. Além disso, bebês grandes para a idade gestacional têm maior risco de apresentar hipoglicemia neonatal, ou seja, baixos níveis de glicose no sangue nas primeiras horas de vida.

O maior bebê já registrado no Brasil foi Angerson Santos, nascido em 2023, com 7,3 kg e 59 cm de altura, no Hospital Padre Colombo, em Parintins, no Amazonas.

Portal T5
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.