Após algumas pessoas, da cidade de Brejo dos Santos, no Sertão da Paraíba, serem vítimas de acusações por meio de um perfil falso/fake criado no Instagram, alguns Boletins de Ocorrência foram realizados na Delegacia de Polícia Civil de Catolé do Rocha.

Com o nome de usuário "fofo.quinha321" e a biografia "Só contém verdades", o perfil usou imagens e nomes de pessoas para acusá-las, como também, atacá-las em questões da vida pessoal delas.


As identidades das vítimas do perfil serão preservadas pelo blog. "As publicações feitas contra minha pessoa no Instagram são inverídicas. Já entreguei as provas e o número de telefone vinculado à conta", disse uma delas.

Após a polêmica se estender por todo o município e chegar até à Delegacia da Polícia Civil para uma investigação e, posteriormente, identificar o(a) autor(a) das acusações, o perfil apagou as publicações, essas que foram feitas por meio dos stories.

ATENÇÃO 👇🏻

CRIMES: "O uso de perfis falsos pode configurar diversos crimes, como falsa identidade (art. 307 do Código Penal), estelionato, crimes contra a honra (calúnia, difamação, injúria), e até mesmo crimes mais graves, como roubo, se o perfil for usado para aplicar golpes ou cometer outros crimes".

INVESTIGAÇÕES: "Se um perfil falso for usado para cometer crimes, a polícia pode iniciar uma investigação para identificar o criador do perfil e as informações necessárias para provar a autoria do crime. A investigação pode incluir a quebra de sigilo de dados do usuário do perfil, se necessário".

BOLETIM DE OCORRÊNCIA: "Caso você seja vítima de um perfil falso, é importante registrar um boletim de ocorrência na delegacia para que as investigações possam ser iniciadas".

DENÚNCIAS: "Além de registrar um boletim de ocorrência, você pode denunciar o perfil falso na própria plataforma Instagram, conforme explica o Tecnoblog".

Por Taan Araújo, Folha Brejo-Santense
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.