Um homem suspeito de fundar e liderar um grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas, foi preso, na sexta-feira (11), em Campina Grande, no estado da Paraíba. João Ivan Oliveira Rodrigues, 32 anos, conhecido como “Meiquinho”, era o “Valete de Espadas”, do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ferramenta que reúne os criminosos mais perigosos do estado.

De acordo com a pasta, João Ivan vivia em Campina Grande com documentos falsos, onde mantinha uma rotina discreta, longe do território baiano, porém cercado de conforto e ostentação.

Após meses de investigação e trabalho de inteligência, a prisão foi resultado de uma operação interestadual realizada pela 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari, com o apoio da Polícia Civil da Paraíba.

Conforme a SSP-BA, o grupo fundado por Meiquinho, com atuação em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, é marcado pela atuação violenta e pelo uso sistemático de adolescentes e jovens nas atividades ilícitas.

As vagas deixadas por membros presos ou mortos eram rapidamente ocupadas, o que assegurava a continuidade das ações criminosas do grupo. João Ivan foi encaminhado para os procedimentos legais e está à disposição da Justiça.

🃏 O que é o Baralho do Crime

Criado no ano de 2008 pela SSP-BA, o Baralho do Crime é uma ferramenta que reúne informações sobre criminosos foragidos. O objetivo é que a população ajude a localizar os criminosos através de denúncias anônimas, que podem ser feitas através do Disque Denúncia 181.

Quando um criminoso que está no Baralho do Crime é preso, morto ou substituído por outro foragido, a carta é atualizada.

🔍 Quem são os suspeitos que integram a ferramenta:

- Procurados por homicídio, tráfico de drogas, latrocínio, roubo e porte ilegal de arma de fogo
- Chefes de facções criminosas
- Mandantes de ataques de diferentes tipos
- Criminosos que ameaçam membros do Judiciário e envolvidos na morte de prepostos da segurança pública

g1 BA
Foto: SSP-BA

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: