Um jovem de 20 anos morreu no primeiro dia da 40ª Maratona Internacional de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar (BM), ele foi socorrido por equipes médicas que davam suporte ao evento, passou por procedimentos de reanimação, mas não resistiu e morreu.

O jovem havia partido para correr a prova de meia-maratona, com distância de 21 quilômetros, mas caiu nas proximidades do quilômetro 20, ou seja, faltando um quilômetro para o fim do trajeto. Ele foi identificado como João Gabriel Hofstatter Delamare. A causa da morte, segundo a organização do evento, foi um mal súbito e uma parada cardiorrespiratória.

Em nota, o Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa), responsável pela organização, lamentou o ocorrido e afirmou que "conta com suporte médico acima do exigido pelas normas da modalidade e pelos órgãos competentes". Leia na íntegra abaixo.

O velório estava previsto para ocorrer a partir das 7h deste domingo (8) na capela 1 do Cemitério São Miguel e Almas e a cerimônia de cremação estava prevista para se encerrar às 17h no mesmo local.

Nota da Brigada Militar

"A Guarnição do 1BPM foi despachada para atendimento de ocorrência onde uma parte masculina de 20 anos sofreu um mal súbito durante a Maratona Internacional de Porto Alegre.

No local equipe da UNIMED já estava realizando manobras de RCP para reanimar a vítima, porém o atleta não resistiu vindo a óbito".

Nota do Clube de Corredores de Porto Alegre

"Sobre o ocorrido neste sábado (8), durante o primeiro dia de provas da 40ª Maratona Internacional de Porto Alegre, o CORPA (Clube de Corredores de Porto Alegre), organizadora do evento esportivo, informa que um atleta regularmente inscrito no evento teve um mal súbito e sofreu uma parada cardiorrespiratória no km 20 do percurso. A equipe médica foi acionada e imediatamente dirigiu-se para o atendimento, onde iniciou todos os protocolos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), conforme as diretrizes do Colégio Americano de Cardiologia. Infelizmente, apesar de todos os esforços, o atleta não resistiu.

O evento conta com suporte médico acima do exigido pelas normas da modalidade e pelos órgãos competentes, com estrutura reforçada em equipamentos e profissionais, sob a supervisão da Drª Ana Sierra, diretora médica da prova e do SOS Unimed Porto Alegre, serviço médico contratado da prova.

A organização já está em contato com os familiares, prestando toda a assistência necessária. O CORPA lamenta profundamente o ocorrido e permanece à disposição".

Pâmela Rubin Matge, João Pedro Lamas, RBS TV e g1 RS
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.