A prática de nepotismo em prefeituras de cidades pequenas, ou até mesmo grandes, é algo constante e deve ser combatido veementemente devido aos altos números de corrupção entre famílias, que fazem da política uma profissão, uma hierarquia ou, até mesmo, uma ditadura.

Em Brejo dos Santos, pequena cidade do interior da Paraíba, não é diferente: Luciene Almeida, filiada ao PSB (Partido Socialista Brasileiro) e gestora local, anunciou que colocou o próprio filho, o recém-formado Dr. Eugênio Vieira, para realizar atendimentos médicos na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Alto do Cruzeiro. O anúncio foi publicado nas redes sociais por meio de uma nota na manhã desta terça-feira, 22 de julho. Na imagem, tanto consta a logomarca do Poder Executivo como da Secretaria Municipal de Saúde.


INVESTIGAÇÃO

Em julho de 2024, há pouco mais de um ano, Luciene já tinha sido investigada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por praticar nepotismo, ou seja, usando a máquina pública para beneficiar os seus parentes, que continuam prestando serviços à prefeitura:

• Dr. Luiz Vieira, médico, esposo de Luciene e ex-prefeito: dá plantões na Unidade Mista de Saúde José Vieira da Silva;

• Cíntia Vieira: filha de Luciene e Chefe de Gabinete;

• Ana Clara: sobrinha de Luciene e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

Acima, só são alguns exemplos.

NEPOTISMO

Segundo a Controladoria-Geral da União, o nepotismo "ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade. Algumas legislações, de forma esparsa, como a Lei nº 8.112, de 1990 também tratam do assunto, assim como a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal".

Por Taan Araújo, Folha Brejo-Santense
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.