O Governo da Paraíba pretende lançar, até o fim de 2025, o edital do concurso público para a Polícia Penal. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (20) pelo secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira, durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
Segundo o secretário, o processo está em fase de finalização, mas depende da aprovação de uma revisão da Lei Orgânica da Polícia Penal pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para que o edital possa ser oficialmente publicado.
“Dos compromissos que o governador assumiu com relação aos concursos públicos, o único pendente é o da Polícia Penal. Estamos aguardando a conclusão da revisão da Lei Orgânica, que precisa passar pelo Legislativo para permitir a liberação das vagas”, explicou Limeira.
O concurso se torna ainda mais necessário diante da previsão de abertura de duas novas unidades prisionais em Gurinhém, que devem exigir reforço no efetivo. “Somente nas unidades de Gurinhém, serão necessários entre 700 e 900 policiais penais. Isso não significa, necessariamente, que o concurso terá até 900 vagas, porque parte da demanda poderá ser suprida por meio de plantões extras”, completou.
Apesar da necessidade de adequação orçamentária e operacional, o governo já trata a realização do concurso como prioridade para a segurança pública, especialmente com a expansão da rede penitenciária no estado.
A Polícia Penal da Paraíba, formalmente instituída após a aprovação da emenda constitucional que transferiu a responsabilidade da segurança dos presídios para essa nova força, ainda não realizou concurso público próprio desde sua regulamentação.
Com a abertura iminente das novas unidades prisionais e o avanço da tramitação legal, o edital deve ser publicado até dezembro, conforme a previsão do governo.
Fonte83
Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:
0 comments so far,add yours
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.