Profissionais de saúde da cidade de Brejo dos Santos, no Sertão da Paraíba, estão denunciando a falta de pagamento e atrasos nos repasses do Programa Previne Brasil, que visa o financiamento da atenção primária à saúde.

Segundo informações repassadas ao blog Folha Brejo-Santense, há mais de um ano que os profissionais clamam pelo recebimento do incentivo, esse que é pago pelo Governo Federal.

"A gente morrendo de precisão, mas a gestão municipal [Prefeitura Municipal de Brejo dos Santos] não paga. O dinheiro está em caixa. A vereadora Ana Freitas mostrou em uma reunião. Várias tentativas já foram feitas pelos servidores, mas, até o momento, nenhuma resposta da administração para resolução do problema", disse um profissional.

PREVINE BRASIL

Segundo a Wikipédia, o programa Previne Brasil "foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS) do Brasil, em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro, determinando alterações no financiamento de custeio da atenção primária à saúde (APS) no país, dentre outras coisas. Publicado na Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, assinada pelo então ministro Luiz Henrique Mandetta, o programa determina três critérios para o repasse financeiro aos municípios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas".

Por Taan Araújo, Folha Brejo-Santense
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.