BIOGRAFIA RESUMIDA
Enéas Pereira é graduado em Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Também tem especializações em Psicopedagogia (FIP), Psicanálise (FAVENI) e Teologia (FATAB). Atualmente, é diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arão Teodomiro de Sousa.
CONFIRA A ENTREVISTA
1. Qual foi o principal motivador para você se tornar um professor/diretor escolar e como você acha que sua formação acadêmica o preparou para essa carreira?
"Escolhi ser professor/diretor escolar pelo desejo de transformar vidas por meio da educação. Sempre vi a escola como um espaço de oportunidades e desenvolvimento. Minha formação acadêmica me deu base teórica, prática e visão crítica para enfrentar os desafios da sala de aula e da gestão escolar. E com toda honestidade do mundo, busco pautar minha vida profissional na responsabilidade e no propósito."
2. Quais são os principais desafios que você enfrenta no seu trabalho diário como professor/diretor escolar e como você os supera?
"Trabalho no setor público e, sim, enfrento desafios. Poderia elencar vários, como a indisciplina, a falta de apoio familiar, entre tantos outros. Mas, na minha visão — ainda que limitada —, o maior e mais importante desafio é a necessidade constante de motivar alunos e equipe.
Supero esses obstáculos com diálogo, escuta ativa, planejamento, formação continuada e trabalho em equipe, sempre buscando manter o foco no bem-estar e na aprendizagem dos alunos. Tudo isso é fundamental, mas nada se compara ao respeito. Quem me conhece sabe o quanto respeito meus alunos, suas famílias e a equipe que tenho a honra de liderar."
3. Como você acha que a tecnologia tem impactado a educação e como você a incorpora em sua prática pedagógica?
"Positivamente! Mas, como tenho que responder polidamente ... Totalmente a favor!
A tecnologia tem impactado profundamente a educação, tornando o acesso ao conhecimento mais rápido, dinâmico e interativo. Ela facilita a personalização do ensino, amplia as possibilidades de aprendizagem e conecta os alunos ao mundo real. Na minha prática pedagógica, busco incorporá-la de forma intencional e equilibrada, utilizando recursos como plataformas educacionais, vídeos, jogos pedagógicos e ferramentas de colaboração online. O mais importante é que a tecnologia esteja a serviço da aprendizagem, não apenas como um atrativo, mas como um meio de tornar o ensino mais significativo."
4. Quais são as principais habilidades e competências que você acredita que os alunos precisam desenvolver para serem bem-sucedidos na vida e como você trabalha para ajudá-los a desenvolvê-las?
"Sonhar!
Vou me utilizar da retorica de Rubem Alves que falava sobre sonhos com uma sensibilidade poética e profunda, enxergando-os como parte essencial da vida, da educação e da existência humana. Para ele, sonhar não era fugir da realidade, mas uma forma de reinventá-la, de enxergar além do que é, imaginando o que pode ser.
Gosto de Sonhar junto com os meus alunos, isso me faz um bem enorme."
5. Como você lida com a diversidade de alunos em sala de aula e quais estratégias você usa para garantir que todos sejam incluídos e atendidos?
"Nunca trabalhei com um aluno ou aluna 'ruim'. Pelo contrário, sempre considerei meus alunos os melhores. Nunca enfrentei adversidades pessoais com nenhum deles e tive o prazer de ser seu professor. Você, inclusive, deve se lembrar do respeito que sempre tive pelos meus alunos — e da forma respeitosa e carinhosa com que sou tratado em troca. Essa reciprocidade é, para mim, uma das maiores recompensas da docência."
6. Quais são os principais objetivos que você tem para o futuro da educação e como você acha que podemos trabalhar para alcançá-los?
"Tornar a escola um espaço mais inclusivo, significativo e conectado com a realidade dos alunos.
Para alcançar isso, precisamos investir na formação dos educadores, valorizar o trabalho docente, aproximar a escola da comunidade e usar a tecnologia de forma consciente. Sobre tudo Responsabilidade com o futuro de nossos jovens. Me aproprio e parafraseio o Malcon X A educação é o caminho que nos prepara para o que está por vir, porque o futuro será daqueles que se dedicam ao aprendizado no presente
Tornar a escola um espaço mais inclusivo, significativo e conectado com a realidade dos alunos. Para alcançar isso, precisamos investir na formação dos educadores, valorizar o trabalho docente, aproximar a escola da comunidade e usar a tecnologia de forma consciente.
Sobretudo, é preciso ter responsabilidade com o futuro de nossos jovens.
Me aproprio e parafraseio Malcolm X: "A educação é o caminho que nos prepara para o que está por vir, porque o futuro será daqueles que se dedicam ao aprendizado no presente."
7. Qual é a sua opinião sobre o papel do professor/diretor escolar na sociedade atual e como você acha que podemos fortalecer a profissão para que possamos oferecer uma educação de qualidade para todos?
"Semeadores de Sonhos
Somos uma categoria bastante heterogênea, com visões de mundo e ambições diversas. Uns atuam de forma justa, outros nem sempre. Alguns buscam transformações sociais profundas, enquanto outros estão focados em mudanças mais imediatas.
Em síntese: semear é um trabalho árduo, mas só há colheita para quem planta.
Paulo Freire finaliza as minhas palavras "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo"
Um Forte abraço."
Por Taan Araújo, Folha Brejo-Santense
.jpg)
Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:
0 comments so far,add yours
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.