O Instituto Federal da Paraíba tem mais um grande motivo de orgulho para comemorar. A estudante Sandja Gilmara da Silva Godeiro, do Campus Catolé do Rocha, está entre as 10 melhores performances da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) em todo o Brasil e vai receber a sua medalha de ouro, na categoria de 2° ano do ensino médio, na Esplanada dos Ministérios. A solenidade está marcada para o dia 03 de dezembro, a partir das 10h. O professor tutor de Sandja, o docente de Biologia, Marlon Delgado Melo, também vai participar da homenagem, em Brasília.

“Acredito que essa é uma vitrine do IFPB, de como nós estamos formando alunos e alunas excepcionais. Sandja é uma aluna excepcional do 2° ano do curso técnico de Administração do IFPB-CR e já foi ganhadora de outras medalhas em olimpíadas. Ela é uma aluna exemplar, estudiosa e tem o objetivo de seguir a carreira em Medicina”, comemorou o professor Marlon.

A ONC é uma olimpíada bem complexa que é composta pelas matérias de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Ela é dividida em 2 fases: a 1ª que é composta por questões objetivas (fechadas) e a 2° que contém questões discursivas (abertas). É uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com organização da Universidade Federal do Piauí e patrocínio da Petrobras. Esse ano, foram inscritos 5,2 milhões de estudantes, de 5.118 municípios brasileiros.

A própria Sandja conta que se dedicou muito para esse resultado. “Foi uma jornada muito intensa, porque foram vários dias, revisando muitos conteúdos e acreditando que cada esforço ia valer a pena. Era tudo muito novo, foi a primeira edição que eu participei. Era muito desafiador e empolgante e já me imaginava recebendo a medalha da olimpíada, tinha essa esperança de me sair vitoriosa. Não sabia exatamente onde iria chegar, mas sabia que estava dando tudo de mim”, relata a jovem. 

Sandja é do Rio Grande do Norte, da cidade de Patu, e desde os oito anos de idade faz o trajeto diário até Catolé do Rocha para estudar. A conquista de estar no ranking das dez melhores notas foi motivo de alegria para toda a família. “Foi uma felicidade enorme. Percebi que todo cansaço estava fazendo sentido e se tornou motivo de muito orgulho. Essa medalha foi um divisor de águas, a confirmação de que a dedicação muda destinos e que vale a pena estudar. Sempre procurei alcançar meus objetivos”, destaca a jovem potiguar.

Sobre o interesse em Ciências, Sandja disse que sempre gostou desde criança, principalmente de Biologia, mas que a prova da ONC foi um desafio a ser superado. “Porque é uma prova muito desafiadora, principalmente, a segunda fase. São conteúdos de várias matérias, questões abertas, muito densas e, em pouco tempo, apenas duas horas. Então, você tem que argumentar bem e ter controle do tempo”, detalhou a aluna que ingressou no IFPB com a melhor nota da ampla concorrência. 

Ela contou que a vontade de cursar Medicina veio após o pai precisar de um transplante de rim. “Pessoas ajudaram meu pai a conseguir ter a vida que ele tem hoje e quero também ajudar pessoas através do meu conhecimento”, resume Sandja que participa de projetos no campus, na área de Extensão. 

IFPB teve outros 10 medalhistas na ONC

O Campus Catolé do Rocha também teve outro estudante medalhista: Ruan Gonçalves dos Santos, do segundo ano, obteve a medalha de bronze. 

No Campus Patos, teve medalha de ouro para Izadora de Medeiros Pereira Sousa, de prata para Maria Laura Bezerra da Nóbrega, Isabella Medeiros dos Santos, Yannara Ysla Italiano Nóbrega e menção honrosa para Danillo Endew Assis Dantas, todos do 3º Ano. 

Em Campina Grande, foram mais medalhistas: Heloiza Pereira Bezerra, do 2º Ano, conquistou ouro, Deborah Rayssa Mota Silva, do 3º Ano, foi prata, e Gabrielly de Araújo Silva Souza recebeu menção honrosa.

No Campus Cabedelo, o estudante Lucas Alves de Souza, do 1º Ano, também conquistou a medalha de ouro.

Em Princesa Isabel, teve medalhas de prata para Gabriel Henrique da Silva, do 1º Ano e Mirelly Lopes de Lima, do 2º Ano. 

No Campus Esperança, a menção honrosa foi para Isabela Oliveira Martins e Mikaelly Martins de Souza, ambas do 1o ano. 

Assessoria 
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.