1. Ele fortalece o sistema imunológico

Com cinco vezes mais vitamina C que a laranja, o pseudofruto do caju é muito rico em antioxidantes. Essas substâncias combatem os radicais livres, protegendo as células e evitando o envelhecimento precoce.

2. Ele ajuda a proteger o coração

De acordo com estudos, o consumo de caju tem efeito positivo na redução dos níveis de triglicerídeos, o que ajuda a diminuir a incidência de problemas cardiovasculares e o risco de doenças cardíacas.

3. Ele auxilia nos processos de cicatrização

As substâncias por trás do benefício são o cobre e a vitamina K. Além de acelerarem a coagulação sanguínea, elas atuam junto ao sistema imunológico na recuperação do organismo.

4. Ele deixa a pele e os cabelos mais saudáveis

Também por causa do cobre, o caju auxilia na produção de melanina, mantendo o viço da pele e dos cabelos. Já a vitamina C, rica em antioxidantes, é essencial na prevenção do envelhecimento precoce.

5. Ele tem efeito benéfico no sistema nervoso e reduz a TPM

Sabe aquela vontade inexplicável de comer doce nos dias que precedem a menstruação? É seu corpo pedindo magnésio, mineral associado à liberação adequada de neurotransmissores, incluindo a dopamina. Por ser rico na substância, o caju proporciona a sensação de bem-estar.

6. Ele ajuda a controlar o índice glicêmico

Com boas taxas de fibras solúveis, o consumo do caju possibilita uma absorção mais lenta dos carboidratos o que, por sua vez, evita picos de insulina e ajuda a regular o índice glicêmico. No entanto, por possuir frutose, recomenda-se seu consumo com moderação por diabéticos.

7. Ele é um aliado na prevenção do câncer

O segredo está nos flavonoides, como licopeno e betacaroteno. Tais substâncias têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antitumorais que diminuem o chamado estresse oxidativo das células.

8. Ele propicia boas doses de energia

Ricos em aminoácidos de cadeia ramificada conhecidos como BCAA, o caju facilita o processo de utilização da gordura durante os exercícios físicos, garantindo mais mais energia e disposição.

9. Ele pode ajudar na perda de peso

Ao estimular a queima de gordura e controlar o índice glicêmico, o caju facilita o emagrecimento de maneira saudável. Além disso, ele também possui um baixo índice calórico. São cerca de 35 a 40 calorias por unidade de 100 gramas.

Na hora de escolher o caju, o ideal é que ele esteja macio, mas sem manchas escuras em sua casca. Por ser altamente perecível, recomenda-se mantê-lo em geladeira por, no máximo, dois dias.

Dicas de Mulher
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: