Neste dia 03 de junho de 2020, o município de Brejo dos Santos, no Sertão da Paraíba, completa os seus 55 anos de Emancipação Política.

Diferente dos outros anos, não haverá festas comemorativas devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Na manhã desta quarta-feira, 03, houve apenas o hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional, com a presença do prefeito Lauri Ferreira (PSDB), do presidente da Câmara Municipal de Brejo dos Santos, Rômulo Guedes (PSDB) e o ex-prefeito Luiz Vieira (PSB).

HISTÓRIA (WIKIPÉDIA)

Brejo dos Santos é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Catolé do Rocha-São Bento. O município possui uma área territorial de 94 km² e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 6.433 habitantes.

A região foi desbravada pelo Tenente-Coronel Francisco da Rocha Oliveira. As primeiras residências de taipa foram construídas às margens do Riacho do Sabão pelos irmãos Antonio e José Paixão. As terras propícias à agricultura atraiu agricultores, apesar da escassez de água. O núcleo de povoamento foi inicialmente denominado Brejo dos Cavalos, devido a um brejo existente às margens do riacho do Sabão onde cavalos vinham se alimentar nos períodos de seca. A instituição da feira-livre intensificou a ocupação do local e a primeira igreja católica foi concluída em 1938, dedicada à Sagrada Família.

O beneficiamento do algodão foi instalado em duas pequenas indústrias: uma no sítio Buenos Aires, pertencente a Pedro de Araújo Barreto e a outra no stio Pilar, pertencentes a João Pinheiro Dantas. Estas indústrias consolidaram o povoamento. As indústrias foram extintas e posteriormente, entre 1960 e 1970outra indústria de beneficiamento de algodão se instalou no município, sobrevivendo por pouco tempo.

O distrito foi criado com a denominação de Brejo dos Santos, pela lei estadual nº 2641, de 20 de dezembro de 1961, subordinado ao município de Catolé do Rocha. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Brejo dos Santos pela lei estadual nº 3320, de 3 de junho de 1965, desmembrado de Catolé do Rocha, com sede no atual distrito de Brejo dos Santos. O município foi instalado em 27 de dezembro de 1966.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: