Aliny Rissonelly de Melo Lisboa é Coordenadora da Vigilância Sanitária de Brejo dos Santos. Na gestão passada do prefeito Lauri Ferreira, ela ficou à frente da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do município.

Confira a entrevista:

01- Aliny, para começo de conversa: como é formada a vigilância sanitária de Brejo dos Santos?

RESPOSTA: A Vigilância Sanitária de Brejo dos Santos PB, é formada por uma coordenadora, um agente, e dois fiscais.

02- Quais ações a vigilância sanitária tem feito no município de Brejo dos Santos?

RESPOSTA: As ações de Vigilância Sanitária promove e protege a saúde da população sendo capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Incluindo análise da situação de saúde; planejamento, programação, acompanhamento/monitoramento, avaliação, trabalho educativo, fiscalizações de medidas preventivas contra o COViD, fiscalização de casos suspeitos e confirmados, entre outros serviços. Com as fiscalizações, o apoio da Polícia Militar e o trabalho da Vigilância Sanitária, conseguimos diminuir o número de casos COVID na cidade.

03- E sobre a fiscalizações e prevenções contra a Covid-19, como estão sendo feitas?

RESPOSTA: Vigilância Sanitária em parceria com a Polícia Militar, juntos fizemos um trabalho educativo ao mesmo tempo fiscalizando, fiscalizamos a zona urbana e rural. fazendo cumprir, além dos decretos e protocolos higienicosanitários já existentes, houve a intensificação e orientações das medidas preventivas para o combate do coronavírus, trabalhamos o uso obrigatório das máscaras, o álcool gel 70, e orientando a população a evitar aglomerações. Houve um planejamento da equipe, para realizarmos um trabalho educativo a ser trabalhado entre a equipe, a população e com os comerciantes da cidade.

04- Quais os problemas mais comuns detectados em comércios?

RESPOSTA: Os problemas nos estabelecimentos antes existentes, como o não uso obrigatório da máscara,e aglomeração, diminuíram bastante depois da primeira visita da Vigilância Sanitária, nos estabelecimentos fiscalizados estão sendo verificados itens como eventuais aglomerações, disponibilidade de álcool em gel, uso de máscara tanto por parte dos funcionários, do comerciante e do cliente, e a sinalização de distanciamento no solo. A equipe de Vigilância Sanitária reforçou todas as regras obrigatórias de prevenção ao combate ao COVID.

05- Deixe sua mensagem para os leitores do Blog do Taan Araújo.

RESPOSTA: A maior preocupação da Vigilância Sanitária é orientar e adequar os estabelecimentos e a população sobre os procedimentos técnicos corretos e medidas de prevenção da transmissão da covid-19. A orientação é cada vez mais importante para que o bom senso e a firmeza caminhem juntos. Pedimos a toda população de Brejo dos Santos que utilizem as máscaras, a higienização, o uso do álcool gel, evitem aglomerações, e que sigam todo o protocolo de prevenção e combate ao COVID -19 . A Secretaria Municipal de Saúde acompanha sistematicamente a situação epidemiológica da cidade e, as ações de vigilância sanitária serão ajustadas de modo a contribuir da melhor forma possível para a redução de riscos de transmissão da Covid-19. Meu muito obrigado Taan, em nome da equipe de Vigilância Sanitária, foi uma enorme satisfação trazer um pouco da nossa rotina de trabalho, para todos os amigos e leitores do blog, para todos terem o conhecimento como a Vigilância Sanitária atua no nosso município.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: