NOME DO(A) CANDIDATO(A): Rosângela Vieira de Oliveira
NOME SOCIAL/DE URNA: "Rosinha Vieira"
NÚMERO DO(A) CANDIDATO(A): 12

1- Por que você decidiu se candidatar ao Conselho Tutelar, em Brejo dos Santos?

RESPOSTA: Como cidadã Brejo santense, vejo a oportunidade de contribuir através do Conselho Tutelar, atuando em um trabalho humanizado, na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes. E por meio desta, acompanhar bem de perto as condições dessas vulneráveis, visando melhorias para seu desenvolvimento conforme está prescrito na lei. Prestando meus deveres como conselheira tutelar, caso eleita.

2- Na sua opinião, qual é o papel do Conselho Tutelar na sociedade?

RESPOSTA: O Conselho Tutelar, tem como missão institucional e a responsabilidade de representar na sociedade em defesa dos direitos da população infantil, referente a direitos à vida, à saúde, a liberdade, a cultura, a convivência familiar e social, e comunitária dentre outros direitos. Essa entidade, aproxima a voz da comunidade com o poder público, fortalecendo práticas democráticas que servem também como instrumento de fiscalização e prevenção de situações de riscos para as crianças e adolescentes. Contudo, tem como papel, não só tratar as condutas desses indivíduos, mas também prevenir, observar situações de riscos com olhar voltado à passividade das crianças e adolescentes, e não uma postura ativa de infrator.
Como também, no atendimento direto, no aconselhamento de seus familiares, requisitar serviços públicos, tanto nos setores da Saúde, na educação, serviço social, Previdência , trabalho e Segurança. O Conselho Tutelar, aciona esses setores administrativos pela administração pública do Estado para que consigam tomar serviços concernentes a esses direitos fundamentais. Além disso, tem como função encaminhar também as autoridades do Judiciário, casos que sejam de sua competência como: infração penal, administrativas, que seja contra os direitos das crianças e adolescentes.


3- Como você vê a situação das crianças e adolescentes de Brejo dos Santos e quais os problema mais enfrentados por eles nos dias de hoje?

RESPOSTA: É perceptível a falta de compreensão e omissão no apoio das crianças e adolescentes. Em seu artigo 227, a Constituição Federal determina ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, diversos direitos. Essa desatenção, tem levado muitas das nossas crianças e adolescentes a viverem em condições inapropriadas. Muitas delas, são arrastadas para caminhos que as levam a ser mal vistas pela sociedade, sendo excluídas socialmente da nossa comunidade. Encontram-se feridas moralmente e psicologicamente, na esperança de um dia serem aceitas como cidadãos de bem. Isso tem provocado, nas mesmas, a falta de discernimento do certo e do errado.

4- Caso eleito(a), que ações, na sua opinião, poderão ser feitas por você no trabalho em conjunto? 

RESPOSTA: Em exercício da minha atuação, caso eleita ao Conselho Tutelar, procurando cumprir com as minhas atribuições, para que não venham a ser negligenciadas os Direitos da Criança e do Adolescente. Atuando com ética moral e ideológica, para que haja cumprimento das leis. Procuro desempenhar seus deveres legais conhecendo as políticas públicas e o funcionamento da administração pública, em trabalho conjunto e interligados às outras redes desempenhando minhas funções. 

5- Deixe sua mensagem aos leitores do Blog do Taan Araújo: 

RESPOSTA: Quero expressar a minha gratidão ao Blog do Taan Araújo, pelo espaço concedido para expor as idéias que procuro desenvolver caso venha assumir o cargo. E por meio deste, explanar a relevância aos interesses da nossa cidade dentro desse contexto. Aproveitando para pedir o apoio dos meus conterrâneos para juntos podermos desenvolver ações que promovam dignidade e respeito às crianças e adolescentes do nosso município. Através da execução dos nossos deveres sociais.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: