O aplicativo Pardal, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu 266 denúncias de irregularidades eleitorais na Paraíba até a manhã da quarta-feira (04). As denúncias foram registradas em menos de vinte dias, desde o início oficial da campanha eleitoral nas ruas, em 16 de agosto.

O maior número de denúncias é contra candidatos a vereador, com 147 registros. Denúncias relacionadas a coligações, federações ou partidos somam 61, enquanto candidatos a prefeitos em todo o estado foram alvo de 49 denúncias. Candidatos a vice-prefeitos também foram denunciados, com 9 registros. A cidade que lidera o número de denúncias é João Pessoa, com 38 ocorrências, seguida por Campina Grande, com 24 denúncias.

Denúncias por município

Veja abaixo as cinco cidades com mais denúncias registradas no Pardal:

João Pessoa – 38 denúncias

Campina Grande – 24 denúncias

Santa Rita – 17 denúncias

Catolé do Rocha – 12 denúncias

Mogeiro – 11 denúncias

Outras cidades onde já houve denúncias também pelo Sertão, foram: Belém do Brejo do Cruz, Riacho dos Cavalos, Mato Grosso e São Domingos

O aplicativo Pardal foi criado em 2014 para permitir que eleitores denunciem irregularidades eleitorais, como propaganda irregular, compra de votos ou abuso de poder econômico. Para fazer uma denúncia, os eleitores devem baixar o aplicativo, disponível nas lojas de aplicativos para smartphones, e acessar com o login do gov.br ou E-título. É possível enviar fotos, áudios e descrever o motivo da denúncia, além de informar o partido envolvido.

O Pardal é uma ferramenta importante para a fiscalização das campanhas eleitorais e para o exercício da cidadania, garantindo que as eleições ocorram de forma justa e democrática.

Blog do Ninja 
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: