O microondas é um eletrodoméstico que, assim como a airfryer, revolucionou o jeito de preparar as refeições. Por isso é muito importante compreender os melhores jeitos de fazer a vida útil do seu aparelho durar bastante. Confira os recipientes e utensílios que pode ou não ir dentro do seu microondas.

O que pode usar no microondas

Existem alguns utensílios muito seguros e próprios para usar no seu microondas. Veja quais são:

• Vidro e Cerâmica: Recipientes de vidro e cerâmica próprios para micro-ondas são ideais, pois suportam altas temperaturas. Certifique-se de que não tenham detalhes metálicos.
• Plástico Seguro para Micro-ondas: Use plásticos que estejam claramente marcados como seguros para micro-ondas. Evite plásticos comuns, pois podem derreter ou liberar substâncias nocivas.
• Papel-toalha e Papel Manteiga: Esses materiais podem ser usados para cobrir alimentos, mas evite papel comum e papel alumínio, que podem pegar fogo.

O que não pode usar no microondas

Em contrapartida, outros utensílios e recipientes são extremamente para seu microondas, podendo modificar inclusive a qualidade do alimento.

• Metal: Qualquer tipo de metal, incluindo alumínio, pode causar faíscas e danificar o micro-ondas. Isso inclui utensílios, pratos e recipientes com detalhes metálicos.
• Plásticos não seguros: Plásticos que não são rotulados como seguros para micro-ondas podem derreter ou liberar produtos químicos prejudiciais.
• Recipientes de espuma: Muitos recipientes de poliestireno expandido (como isopor) não são seguros para micro-ondas, pois podem liberar toxinas quando aquecidos.

Além dos recipientes, também existem alguns alimentos que podem prejudicar o funcionament do seu microondas, como por exemplo ovos inteiros com casca e frutas como o tomate, pois existe o risco de explodirem dentro do seu eletrônico.

Zayra Ferreira, Receita da Boa 
Foto: iStock / Imagem ilustrativa
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: