Segundo pesquisas, vem crescendo constantemente o número de abandonos de animais, principalmente domésticos (cães e gatos).
Em Brejo dos Santos, no Sertão da Paraíba, não é novidade, principalmente na zona rural. A imagem acima da reportagem, feita na estrada do sítio Nogueira, mostra quatro filhotes, retratando a crueldade humana em abandonar animais em vias rurais, correndo sérios riscos em locais que passam veículos diariamente e que não têm água e/ou comida disponíveis para eles.
Pessoas usam sacos plásticos ou caixas de papelão, colocam os animais dentro deles e "soltam" em locais distantes da cidade, já que, devido o pouco trânsito nos sítios, dificilmente o autor será descoberto.
ABANDONO ANIMAL É CRIME - Fonte: CRMV/PA
"É crime abandonar animal doméstico. A lei federal nº 9.605/98 estabelece pena de prisão e multa que podem ser aumentadas se o ato resultar na morte do animal.
Com a sanção da Lei Federal nº 14.064/20, houve o aumento da pena de detenção que era de até um ano, agora podendo ser de até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passou à vara criminal, não mais ao juizado especial.
Embora não haja estatísticas oficiais, uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de abandono no Brasil".
Por Taan Araújo, Folha Brejo-Santense

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:
0 comments so far,add yours
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.