Um possível artefato arqueológico indígena foi encontrado, nos últimos dias, em uma localidade denominada "Sítio Favela", na cidade de Brejo dos Santos, no Sertão da Paraíba. Quem repassou a informação à imprensa foi o advogado Dr. Bartolomeu Ferreira, mestre em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

"Esse achado foi no Sítio Favela, entretanto, necessita de um arqueólogo [cientista que estuda o passado humano através da análise de vestígios materiais] para analisar e confirmar se é mesmo", relatou Bartô, como é mais conhecido no pequeno município paraibano.

O blog Folha Brejo-Santense usou as imagens e fez uma pesquisa através do sistema Google Lens [ferramenta de busca visual que permite aos usuários obter informações sobre objetos, textos e imagens através da câmera do smartphone ou de imagens já existentes]. Segundo o resultado da pesquisa, o artefato era "tradicionalmente utilizado para moer grãos, especiarias, ervas ou outros materiais, sendo comum em diversas culturas para fins culinários ou medicinais".

O referido meio de comunicação também pesquisou, através de sites especialistas, sobre a existência de povos nativos na área da cidade ou até mesmo na região: "A região era habitada por diversos grupos indígenas, como os Pegas, Coyacus e Cariris, que foram os primeiros habitantes de áreas próximas, como Catolé do Rocha", diz um trecho de uma publicação.

Por Taan Araújo, Folha Brejo-Santense
Fotos: Bartolomeu Ferreira
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.