NOME DO(A) CANDIDATO(A): Carlos Henrique Vieira Ferreira
NOME SOCIAL/DE URNA: "Henrique Vieira"
NÚMERO DO(A) CANDIDATO(A): 20

1- Por que você decidiu se candidatar ao Conselho Tutelar, em Brejo dos Santos?

Primeiro, gostaria de saudar a todos os leitores e agradecer a oportunidade de falar sobre a minha candidatura. É uma grande satisfação concorrer, pela primeira vez, ao posto de conselheiro tutelar. Decidi me candidatar a esta vaga pois a vejo como uma grande oportunidade profissional e,além de tudo, sinto que posso contribuir para buscar as soluções mais adequadas quanto aos problemas relativos às crianças e adolescentes do nosso município, sempre com respaldo do que determina as leis e o estatuto da criança e do adolescente.

2- Na sua opinião, qual é o papel do Conselho Tutelar na sociedade?

Nesse sentido, o Conselho Tutelar busca fortalecer e reordenar o ambiente familiar, eliminando qualquer situação de risco e vulnerabilidade para crianças e adolescentes. Sendo que o descumprimento injustificado das deliberações do conselho é previsto como crime, conforme o artigo 236 do ECA.

3- Como você vê a situação das crianças e adolescentes de Brejo dos Santos e quais os problemas mais enfrentados por eles nos dias de hoje?

Acho que o principal problema está relacionado ao ambiente escolar. O sistema de educação ainda não tem sido capaz de garantir oportunidades de aprendizagem a todos. Muitos meninos e meninas são deixados para trás, principalmente no pós pandemia, onde muitos saíram com sequelas, com a saúde mental debilitada e precisando de cuidados médicos psicológicos. A insegurança, o medo e a violência também tem atormentado nossas crianças e adolescentes

4- Caso eleito(a), que ações, na sua opinião, poderão serem feitas por você no trabalho em conjunto?

Ações que ajudem a família, a sociedade e o estado a proteger e zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Por exemplo: Ações de promoção, em grupos escolares e profissionais, relacionadas a divulgação e treinamento para reconhecer sinais de maus tratos; Ajudar o poder executivo na elaboração de propostas de planos e programas de atendimento a crianças e adolescentes, seja na saúde, assistência social ou educação.

5- Deixe sua mensagem aos leitores do Blog do Taan Araújo:

Primeiramente gostaria de parabenizar o blog pela iniciativa de entrevistar os candidatos, permitir mostrar o nosso lado mais profissional. Estou muito feliz com a oportunidade de ser candidato ao conselho tutelar neste ano de 2023. É um enorme prazer e honra disputar a este cargo tão importante. Acredito que estou preparado, sou universitário e tenho alguma familiaridade com casos que possam vir a ser objetos de trabalho. Como Jensen explica: “Na adolescência os lóbulos frontais, responsáveis pela função cognitiva do cérebro – o que engloba planejamento, autoconsciência e julgamento – ainda não estão completamente desenvolvidos. Até que isso ocorra, comportamento inconsequente e impulsivo é o que se pode esperar dos adolescentes”. Com o meu trabalho pretendo ajudar nesse processo de amadurecimento. Espero que vocês leiam com carinho e atenção cada pensamento e dia primeiro de outubro não esqueçam de votar consciente no melhor para futuro das nossas crianças e adolescentes. Vamos juntos rumo ao novo tempo! Abraços fiquem com Deus! Henrique, número 20.
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: