O feijão tropeiro, clássico da culinária de Minas Gerais e queridinho dos mineiros, ganhou visibilidade mundial ao entrar em ranking internacional de gastronomia. A plataforma TasteAtlas incluiu o prato em 5º lugar na lista de melhor comida da categoria "pratos vegetais", ao lado de receitas italianas, portuguesa e indiana.

No fim de dezembro, a culinária de Minas Gerais já tinha aparecido numa lista internacional, da Condé Nast Traveler, que citava o estado brasileiro como um dos destinos gastronômicos de 2026.

Desta vez, o feijão tropeiro foi citado por outra plataforma. A TasteAtlas é um site funciona como um atlas gastronômico colaborativo que reúne informações sobre pratos típicos, ingredientes, bebidas e restaurantes tradicionais de diversos países. Além disso, publica rankings e listas baseadas em avaliações de usuários e especialistas convidados.

Com uma avaliação de 4,29 pontos, o feijão tropeiro é descrito pela plataforma como "um prato tradicional da do estado brasileiro de Minas Gerais". "Prato favorito dos tropeiros, consiste em feijão cozido com carne salgada ou seca, farinha de mandioca e diversos temperos, ervas e vegetais", diz o texto.

A TasteAtlas também aponta que hoje a receita tem diversas variações regionais. Apesar de ser um prato que carrega vários tipos de carne, o feijão tropeiro entra da lista de prato vegetais pela composição de ingredientes como alho, cebola, couve e cheiro verde.

No ranking, o feijão tropeiro divide a lista com as receitas abaixo, ordenadas de acordo as pontuações dadas pelos usuários da plataforma:

🇮🇹 Parmigiana alla napoletana (Itália)
🇵🇹 Sopa de pedra (Portugal)
🇮🇳 Malai kofta (Índia)
🇮🇹 Parmigiana (Italiana)
🇧🇷 Feijão tropeiro (Brasil)

Por @portalg1
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário:

0 comments so far,add yours

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.