Em uma rotina cada vez mais acelerada, muitas pessoas recorrem ao hábito de preparar grandes quantidades de comida para depois requentá-las ao longo da semana. Apesar de prático, esse comportamento pode ser prejudicial à saúde, especialmente quando se trata de certos alimentos!

Diversos especialistas alertam para os riscos de aquecer alguns alimentos mais de uma vez, devido ao surgimento de bactérias ou substâncias tóxicas que podem comprometer a saúde. Aqui estão quatro alimentos que não devem ser requentados para evitar esses perigos. As informações são do site argentino La Nacion.

1. Arroz

O arroz, tão presente em nossa dieta, pode esconder um risco quando aquecido mais de uma vez. Isso porque o arroz cozido pode abrigar a bactéria ‘Bacillus cereus’, que sobrevive mesmo após o cozimento inicial.

Quando o arroz é armazenado de maneira incorreta, como deixá-lo fora da geladeira por muitas horas, essa bactéria pode se multiplicar, levando a sintomas como vômitos e diarreia, segundo o Departamento de Saúde dos Estados Unidos. A dica é: se você cozinhou arroz, consuma-o logo ou guarde-o na geladeira assim que esfriar.

2. Ovo

O ovo, uma excelente fonte de proteínas, também não deve ser requentado. Quando deixado à temperatura ambiente por muito tempo após o preparo, pode se tornar um terreno fértil para a proliferação de Salmonella, uma bactéria que pode causar intoxicação alimentar grave, afetando principalmente o sistema gastrointestinal.

O Instituto Mayo Clinic adverte que essa infecção pode se agravar e até colocar a vida em risco se se espalhar pelo corpo. Portanto, evite aquecer ovos que já tenham esfriado.

3. Espinafre

Requentar espinafre pode parecer inofensivo, mas essa prática deve ser evitada. Esse vegetal contém nitratos que, quando aquecidos pela segunda vez, podem se transformar em compostos cancerígenos, segundo especialistas.

Além disso, as folhas de espinafres podem hospedar a bactéria Listeria, que pode causar uma infecção grave, principalmente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. O ideal é consumir espinafre fresco ou guardá-lo na geladeira por pouco tempo antes de comer.

4. Batatas

As batatas, outro alimento comum em nossa mesa, também apresentam riscos quando não armazenadas corretamente. Se mantidas em temperatura ambiente por mais de duas horas após o cozimento, as batatas podem desenvolver a bactéria Clostridium botulinum, que pode causar botulismo, uma doença grave e potencialmente fatal.

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, o botulismo afeta o sistema nervoso e pode ter consequências severas se não tratado rapidamente. Assim, certifique-se de guardar as batatas na geladeira logo após o preparo.

Anderson Alves, TudoGostoso
Foto: WS Studio/IStock/Imagem ilustrativa
Espalhe:

Qual seu ponto de vista acerca do tema. Poste um comentário: